Mensagens

Provérbios – Um Miniguia Para a Vida

Por Tim Keller

Regularmente, na leitura diária da Bíblia durante o ano passado eu li Provérbios 3, uma passagem que estudei e preguei por várias vezes. Mas enquanto lia, eu percebi que nos versos 3 a 12 temos os temas do restante do livro, e, portanto, um tipo de miniguia para uma vida fiel. Há cinco coisas que compõem uma sábia vida piedosa. Elas funcionam tanto como um meio de se tornar sábio e piedoso, quanto indicam que você está crescendo em tal vida.

  1. Deposite, de todo o coração, a mais profunda confiança em Deus e em Sua graça. Todo dia lembre a si mesmo do Seu amor incondicional e pactual por você, em vez de pôr suas esperanças nos ídolos e em seu próprio desempenho.

Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no SENHOR de todo o teu coração (Pv.3:3-5a).

  1. Submeta todo o seu entendimento a Escritura. Não pense que você sabe mais do que a palavra de Deus. Convirja-o para cada área da vida. Torne-se uma pessoa sob autoridade.

E não te baseies no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas (Pv. 3:5b-6).

  1. Seja humilde e ensinável com os outros. Seja tolerante e compreensivo quando quiser admoestá-los. Esteja pronto para aprender com os outros quando eles vierem a criticá-lo.

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos (Pv.3:7-8).

  1. Seja generoso com todos os seus bens, e apaixonado pela justiça. Compartilhe seu tempo, talento, e riquezas com os que possuem menos.

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Pv.3:9-10).

  1. Admita e aprenda com as dificuldades e sofrimentos. Por meio do Evangelho, reconheça-os não como punição, mas como uma maneira de te aperfeiçoar.

Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem (Pv.3:11-12).

Enquanto meditava nesses cinco elementos – arraigar-se em Sua graça, obedecer e deleitar-se em Sua Palavra, ser humilde perante as outras pessoas, ser sacrificialmente generoso para com o próximo, e ser firme nas provações – eu pensava em Jesus. O Novo Testamento nos diz que a personificação da “Sabedoria Divina” do Antigo Testamento é na verdade Jesus (Mt. 11:19). E eu percebi que a) Ele demonstrou a máxima confiança e fidelidade a Deus e a nós indo à cruz; b) Ele estava saturado e moldado pela Escritura; c) Ele era manso e humilde de coração (Mt. 11:28-30); d) embora rico, se fez pobre por nós; e) e Ele suportou seu sofrimento, por nós, sem reclamar. Só crescemos nestas cinco áreas sabendo que somos salvos por caríssima graça. Isso te afasta dos ídolos, da autossuficiência e orgulho, do egoísmo com suas coisas, e de desmoronar sob os problemas. Jesus é a Sabedoria personificada, e crer em Seu Evangelho traz estas qualidades de caráter para a  sua vida.

Por algumas semanas tenho passado tempo orando por estas cinco coisas para a minha família e para os líderes da minha igreja. Não há jeito melhor de incutir estas grandes coisas em seu próprio coração, do que orar intensamente pela vida daqueles a quem você ama.

______________________________________

Tradução por Leno Santana a partir do site redeemercitytocity.com. O texto original pode ser lido aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s