Estudos Bíblicos

Um Homem Segundo O Coração De Deus

“Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo conforme a minha vontade” (Atos 13:22 – KJA)

Alguns aspectos sobre Davi em contraste com Saul que nos levam a pensar sobre por que tal título.

Adoração sincera: Saul tinha uma bela aparência. Seus sacrifícios não procederam de um coração sincero, senão também de uma mera questão da aparência: diante do povo, para agradar a Samuel (1 Sm. 15:13,24,30), poupou os animais para oferecê-los, quando a ordem do Senhor foi para não tomar despojo algum; Ele se tornou insensato e legalista (achando que fazer o que estava prescrito, de qualquer maneira alcançaria o favor de Deus) (1 Sm. 13:1-14 / 1 Sm. 15:1-31). Davi, no entanto, conhecia a essência do culto a Deus que provinha de um coração humilhado, contrito e dependente inteiramente da graça.

Piedade: Samuel disse a Saul que este havia desprezado a palavra do Senhor, por isso Deus o rejeitou e deu o reino para outro; Davi era apegado a Palavra do Senhor, conhecia bem os termos da Aliança e tinha prazer nos Seus mandamentos e em cumprir os Seus preceitos; Saul atentava contra a vida do seu próximo; Davi atentava para os humildes do seu povo.

Disciplina: Davi sempre se submetia a disciplina de Deus e estava constantemente pronto a admitir seus erros, em arrependimento confessá-los e esperar pela misericórdia do Senhor; altamente contrastante com as atitudes de Saul o qual se mostrou instável mesmo com remorso.

Obediência: Naquilo que Saul falhou, Davi era sempre solícito (1 Sm. 13:13-14); a fé é do coração, invisível aos homens; a obediência é da conduta e pode ser observada. Quando o homem obedece a Deus, ele dá a única prova visível de que no seu coração ele crê em Deus. A persuasão da verdade que tem resultado a fé. Cremos porque fomos persuadidos pela verdade. Uma coisa não se torna verdadeira porque é crida. De modo que a obediência, serviço, vem pela fé, mediante a persuasão da verdade divina.

Davi, como rei do povo de Deus foi aquele que mais dignamente serviu ao Senhor com o propósito didático de apontar mais claramente para o Grande Rei, Jesus. Davi, apesar de seus erros, viveu mais integramente buscando em tudo ser obediente a Deus.

Sabemos que só há adoração verdadeira se houver obediência sincera; bem assim, somente quando somos obedientes aos mandados de Deus é que podemos de fato caminhar na piedade e estar sempre prontos a examinar-nos e submeter-nos à disciplina do Senhor. Agora, é claro que nada disso seria possível à um homem pecador como Davi se não fosse pelo privilégio da graça de Deus em sua vida, essa é a verdadeira essência que diferencia Davi de Saul, um homem justo e um pecador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s