Estudos Bíblicos

Adultos, não crianças

Dons de Liderança Cristã e a Essência da Igreja – Unidade Cristã e o Papel do Dons na Edificação da Igreja – Efésios 4:1-20

Em primeiro lugar, a essência da igreja no N.T. não é vista à parte do Espírito, quanto aos dons de liderança e seu exercício. A própria unidade cristã não é uma obra que depende do indivíduo. Deus, pelo Espírito é quem estabelece a comunhão e a unidade da igreja. Mas é dever de cada cristão preservá-la. Por isso, ainda que haja por ordem divina a presença de líderes na igreja, nenhum deles jamais desempenha sua função no Corpo de forma isolada.

Barquinhos movidos a vento.
Barquinhos movidos a vento.

Todos os dons que os membros possuem, inclusive os líderes, são fruto da graça. O uso desses dons também possui um objetivo estabelecido pelo próprio Deus, onde todos os membros cooperam para a edificação (Ef. 4:11,12,16; 1 Co.12). E há mesmo várias advertências contra indivíduos que agem como se possuíssem alguma autoridade em si mesmos (Gl. 1:6ss.; Ef. 4:14; Jd. 1:4). Mas são enganadores, fraudulentos, astuciosos, gananciosos, sem entendimento, ignorantes e duros de coração (Efésios 4:14,17,18)

A estrutura essencial (espiritual e orgânica) da igreja é baseada na participação de todos na tarefa de edificação. Não há lugar para o serviço de uns e negligência de outros. Nem de primazia de uns sobre os outros.

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; (Efésios 4:1-4).

O conhecimento de Jesus e o apego à Palavra constitui o centro e o assunto da edificação cristã. Tanto na vida devocional quanto na pregação e nas características da liderança. Afinal, o Espírito Santo é o agente doador e regulador desses dons como se pode ler também em 1 Coríntios 12: Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos (4-6). O Espírito Santo é o Senhor e o Deus no coração Igreja. As decisões por ela tomadas devem ser pautadas na orientação do Espírito.

Para fins didáticos, segue então uma lista dos principais pontos observados:

  1. O Espírito é a fonte dos dons que há na igreja;
  2. Os dons são doados e administrados pelo Espírito com um fim objetivo de unidade, edificação e desenvolvimento do Corpo; edificação mais bem definida pela docência, o ensino.
  3. Os dons de liderança jamais são um meio de promoção pessoal, mas de serviço, como Jesus ensinou: O maior entre vocês deverá ser servo. (Mt. 23:11);
  4. A liderança, bem como todo membro do Corpo, tem a responsabilidade de preservar a unidade e promover a edificação;

Portanto, temos algumas exortações quanto ao ser igreja e viver igreja.

Não há espaço para individualismo e presidencialismo na igreja de Jesus. O Espírito é o Senhor da igreja. Nenhum membro ou líder atrai glória ou primazia para si sem estar contra Cristo, o Salvador e Senhor da igreja, a qual ele comprou com seu próprio sangue.

Seja pastores ou demais líderes, nenhum deve esquecer que sua autoridade vem de Deus, e por isso ainda mais deve temer. Por outro lado, ninguém que se rebele ou afronte a liderança que o Espírito constituiu pode fazê-lo sem ofender o próprio Corpo e blasfemar contra Deus.

A missão e a igreja pertencem a Deus. E ele, para cumprir sua missão de evangelização no mundo vocacionou a igreja. Ele está fazendo isso. A nós cabe a responsabilidade e o privilégio de sermos cooperadores na seara do Senhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s