Mensagens

O Adversário Destronado

“Respondeu Jesus: ‘Eu via Satanás caindo do céu como relâmpago'”
(Lucas 10:18).

Satanás ainda continua a ser uma figura emblemática na mente de muitas pessoas. Ele representa a causa originária de todo o mal (moral) que há sobre a terra, e por muitos temido.

Por causa de sua rebelião o pecado entrou no mundo pela tentação que exerceu no Éden, onde o homem e a mulher cederam e caíram. Por isso a morte e a maldição se espalharam no mundo, como quando densas nuvens de escuridão cobrem a terra.

Mas Jesus foi enviado por Deus o Pai para, tomando o lugar do homem desobediente, em tudo obedecer. Para que, assumindo a culpa e a condenação do pecado, tornasse justos todos os que se achegam a Ele em plena certeza de fé e dependência.

Não somente isso. Jesus também destronou o usurpador Satanás de sua posição de príncipe do mundo. Por sua justiça, Jesus adquiriu para si tudo o que o Adversário havia posto debaixo de sua influência e domínio através do pecado.

A passagem citada no início é o registro do que Jesus disse quando por meio de seu sacrifício, do chamado dos homens para baixo de Seu domínio (Sua igreja), amarrava o valente e lhe saqueava os haveres. Seus discípulos haviam experimentado a autoridade de Jesus sobre os demônios (anjos caídos). Eles se submetiam aos discípulos por causa do nome de Jesus.

Mas Jesus disse a eles: “Alegrem-se não por que os demônios se submetem, mas por que o nome de vocês está gravado nos céus.” Mais do que destruir o destruidor Jesus conquistou a nossa salvação e um lugar junto a Ele nos céus.

Mas e quanto ao mal que há no mundo? Não são realidades contraditórias? Eu diria paradoxais, ou seja, são dois fatos que são opostos, mas até o momento não se anulam.

Mesmo milhares de anos após a morte de uma estrela supernova ainda é possível aos cientistas ver o brilho dela. O seu brilho ainda fascina e viaja milhares de anos-luz no espaço mesmo que a estrela nem exista mais.

Da mesma forma, Satanás foi derrotado por Jesus, mas a semente malígna que fora plantada ainda cresce em muitos corações humanos.

O pecado ainda seduz, atrai e percorre longos caminhos até encontrar terra fértil: o coração de todo ser humano.

Jesus porém trouxe e semeou uma nova semente no coração das pessoas que é recebida pela fé. Essa semente é o amor, a fé e a esperança que de graça ele propôs a todos os que o recebem. Essa semente se chama Evangelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s