Traduções

Céu, um mundo de amor – Jonathan Edwards

Passo a postar em partes o Sermão de Jonathan Edwards sobre as excelências do Céu. Eis a parte 1.

O Amor Bíblico E Seus Frutos – Exposição De I Coríntios 13

“O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado” (I Coríntios 13: 8-10).

Como já vimos, estes versos nos ensinam que o fruto do Espírito Santo, pelo qual Ele se comunica eternamente com o povo de Deus, é a caridade ou amor Divino. Notamos ainda, que mesmo quando todos os outros dons cessarem, a caridade permanecerá. Isso ocorrerá quando aquilo que é em parte der lugar àquilo que é completo.

Há dois aspectos quanto àquilo que é em parte ou imperfeito no que diz respeito ao estado do povo de Deus, assim como daquilo que é perfeito. Em primeiro lugar, o estado primitivo da economia do Novo Testamento era parcial, incompleta e infantil, em comparação com a maturidade ou fase adulta, que ocorreu após a revelação escrita se completar, a qual ainda está em operação em nossos dias. Em segundo lugar, o presente estado, embora perfeito por um lado, é imperfeito quando comparado com o eterno e celestial estado, o qual será completamente maduro.

Da mesma maneira, há dois aspectos quanto ao término dos dons aqui mencionados. Primeiro, os dons milagrosos cessaram quando o Canon do Novo Testamento se completou, pois não se faziam mais necessários.

Segundo, os dons ordinários do Espírito Santo também cessarão no fim do mundo, pois foram destinados para este mundo. Mas o amor permanecerá na eternidade.

É este segundo estado que ocupa de forma especial a mente do apóstolo. Portanto, a doutrina que extraímos deste texto é que o Céu é um mundo de amor.

Estes versos falam de uma época em que o Espírito Santo se manifestará de forma mais abundante e perfeita. Ele se fará presente, através da graça do amor, nos corações de todos os habitantes do céu. O amor será o único dom necessário, sabendo que ele é o mais perfeito e glorioso de todos, e desfrutado num estado de perfeição, todos os outros dons serão desnecessários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s