Mensagens

Cristianismo Enlatado

Quatro razões pelas quais as pessoas rejeitaram o Evangelho

Em seu curto, mas profundo ministério Jesus lidou com muitas pessoas, na verdade com multidões. No entanto, é inegável que das multidões que o seguiam uma pequena parcela compreendeu sua mensagem e cria quem era Jesus e o que viera fazer. A grande maioria tinha outras expectativas acerca dele e de sua missão. Eis quatro razões pelas quais as pessoas rejeitavam o Evangelho, muito embora seguissem a Jesus e professassem seu nome.

1 – Por má vontade.

Uma das mais chocantes razões pelas quais as pessoas rejeitam a verdade, reside no fato de Jesus ter ensinado às multidões sempre por parábolas. Como os Evangelhos nos contam, é porque as pessoas ouvem de má vontade que a rejeição da verdade lhes é comum.

“Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não veem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’. Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos” (Mateus 13:13-15).

Jesus ensinou por parábolas para que aqueles que ouvem de má vontade fossem como que “filtrados”. Nenhuma pessoa com interesse tão superficial no Evangelho dura muito tempo, logo ela abandona pois não havia esforço de sua parte para compreender o que o Mestre ensinava. Sua busca era por um Mestre que lhes dissesse o que queriam ouvir, não o que precisavam.

2 – Por inveja

Essa sem dúvida é uma das razões mais soturnas, porquanto a liderança de Israel era versada na Escritura, e eles não apenas rejeitaram a Jesus como Messias, mas o fizeram sabendo quem ele era. Isso era notório, até mesmo os irmãos de Jesus no princípio não compreendiam sua missão e também foram tomados de inveja por causa da sua glória.

“‘Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus?’, perguntou Pilatos, sabendo que fora por inveja que os chefes dos sacerdotes lhe haviam entregado Jesus” (Marcos 15:9,10).

No fundo, o que realmente os incomodava era o fato de que Jesus eram um Messias fraco, pois esperavam um líder forte. Também não compreenderam que na sua fraqueza Jesus demonstrou ser o Todo-Poderoso. Se ele fosse um líder forte como queriam os líderes religiosos, ele seria fraco como todos os homens que sucumbem diante do poder. Jesus, porém não usou de seu direito de ser Deus como vantagem, ele se esvaziou e veio para servir a vida eterna às pessoas que nele creem.

3 – Por ser Ele Deus/incredulidade

Essa sem dúvida é uma das razões cujas implicações teológicas talvez sejam mais severas do que as demais. Porquanto tendo rejeitado o Filho de Deus, também rejeitaram a Deus o Pai.

“Ao romper do dia, reuniu-se o Sinédrio, tanto os chefes dos sacerdotes quanto os mestres da lei, e Jesus foi levado perante eles. ‘Se você é o Cristo, diga-nos’, disseram eles. Jesus respondeu: ‘Se eu vos disser, não crereis em mim e, se eu vos perguntar, não me respondereis. Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus Todo-poderoso’. Perguntaram-lhe todos: “Então, você é o Filho de Deus? ” “Vós estais dizendo que eu sou’, respondeu ele. Eles disseram: ‘Por que precisamos de mais testemunhas? Acabamos de ouvir dos próprios lábios dele’” (Lucas 22:66-71).

Dizer que era o Cristo seria o mesmo que afirma ser o Filho de Deus, logo, o mesmo que dizer ser Deus. Essa percepção teológica era muito clara ao Sinédrio e a todos os mestres da Lei. Jesus não negou, embora muitas vezes houvera testemunhado isso, eles não queriam saber de Deus em corpo de um homem, muito menos vindo da Galileia. Nenhuma há nenhuma outra religião cujo líder afirme ser Deus. Jesus o disse francamente, deu muitas provas disso também. Porém, seus corações eram duros demais para crer.

4 – Por vaidade

A segunda razão descrita nos Evangelhos é que muitos dos que seguiam a Jesus tinham expectativas messiânicas que destoavam da Escritura. Elas o seguiam por causa da comida, por que seus ventres foram saciados.

“Jesus respondeu: ‘A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”. Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? “Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou” (João 6:26-29).

Jesus precisou se esconder da multidão, pois logo após haver multiplicado os pães eles o queriam levantar rei à força. A vaidade era a força que inclinava os corações daqueles que o seguiam apenas por causa da comida. Estes também não compreendiam quem era e o que viera fazer Jesus. Ao expor-lhes o Evangelho, muitos deles rejeitaram a sua mensagem e deixaram de seguir o Senhor. Eles queriam um deus-padeiro.

Em certa medida, estas razões continuam vigentes hoje. Quer entre cristãos professos quer entre incrédulos. A verdade do Evangelho ainda é rejeitada pelos mesmos motivos egoístas e pecaminosos. E para tristeza de muitos, pessoas que seguem a Jesus continuam a não compreender sua pessoa, sua obra e missão.

Deus dispõe muitas dessas pessoas a se entregarem à mentira, uma vez que persistem em rejeitar a verdade. Elas preferem um cristianismo enlatado, segundo seus próprios critérios e interesses.

Que Deus, que nos tem dado tempo, promova o arrependimento e abra os olhos aos cegos e sobre cada um brilhe a verdadeira luz do Evangelho e Cristo resplandeça sempre em nossos corações, para a glória de Deus Pai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s