Traduções

Seu Caminho Foi Pelo Mar

Por Garret Kell

Tradução a partir do site thegospelcoalition.org. O texto original pode ser lido aqui.

O caminho de Deus muitas vezes não é o nosso caminho. Sua perfeita vereda não é a que costumamos prever para nós mesmos. Seu caminho é mais elevado, mais sábio e melhor.

Após a libertação de Israel do Egito, o Senhor dirige seu povo em direção à Terra Prometida. A coluna de nuvem os conduziu durante o dia e uma coluna de fogo à noite. (Êx. 13:21). Ele guiou o seu povo; eles deram os seus passos com facilidade e conforto. Ele estava com eles.

Mas então o Senhor amorosamente levou seus filhos a um passeio tanto para testar quanto para ensinar. Chamou-os para acampar na praia em frente ao mar Vermelho. (Êx. 14:1-2). Ele ordenou este curioso acampamento porque sabia que um Faraó endurecido veria isso como uma oportunidade para atacar o povo novamente. (Êx. 14:3). Deus ordenou a Israel que acampasse lá para que pudessem ser pressionados por circunstâncias incertas.

Que amor estranho é esse, que pusesse o Senhor a seu povo em uma posição de perigo e angústia—de propósito?

Vereda Inesperada

Assim como Deus previu, Faraó reuniu seu exército e os perseguiu quando estavam acampados nesta situação precária. Conforme as rodas das carruagens emperravam no lugar de sepultamento, a retaguarda de Israel era pressionada contra a praia do mar Vermelho. O que Deus iria fazer? Todos poderiam imaginar que Deus os tirou do Egito para deixá-los morrer em uma árida praia, como uma criança abandonada. (Êx. 14:10–12).

Eles não tinham nenhuma maneira de escapar. Mas o Senhor fez. Ele sempre faz.

Enquanto Faraó e seu exército sedento de sangue ganhavam chão, Moisés clamou ao povo: “Não temais, aquietai-vos, e vede o livramento do Senhor” (Êx. 14:13). Deus estava prestes a transformar o acampamento deles de morte certa em um palco no qual ele mostraria seu amor fiel. Ele tinha um plano para libertar seu povo.

Qual foi o caminho dele? O Salmo 77:19 nos diz: “Pelo mar foi o teu caminho; as tuas veredas, pelas grandes águas”.

O caminho de Deus era o caminho imprevisto. Era o caminho inimaginável. Israel nunca teria concebido o plano que Deus sempre conheceu. Moisés nunca poderia ter incluído o atalho através do mar em seu itinerário para os filhos de Deus rumo a Canaã. O caminho de Deus foi através do mar.

Fiel, Não Previsível

Os caminhos dele não são os nossos caminhos, não é? Os caminhos dele são mais altos do que os nossos. E são mais sábios que os nossos. E são melhores que os nossos (Is. 55:8-9).

Lembre-se disso, filho de Deus: nosso Pai volta e meia age de maneira incomum. Ele gosta de escolher o caminho imprevisto para seu povo andar. Mas ele sempre tem um meio de salvação. Às vezes é através do mar. Ele sempre proverá, mas muitas vezes a partir de fontes que jamais suspeitaríamos (1 Reis 17:8-16; Mt. 6:25-34). Deus é fiel, mas raramente é previsível.

Deus é confiável, e maravilhosamente criativo no jeito como ele cuida de nós. Ele deleita-se em nos trazer para casa pelo caminho do mar, de maneira que após colocarmos os pés na terra seca do nosso ponto de chegada, a única coisa que podemos dizer é “Deus fez isso.” No final, ele trilha seu caminho pelo mar para que “receba glória” e todos “saibam que [ele é] o Senhor” (Êx. 14:4).

Nada exemplifica mais essa verdade do que a provisão de Deus na salvação por meio de Jesus Cristo. Quem poderia imaginar que Deus salvaria rebeldes tornando-se humano como eles, morrendo por eles, e ressuscitando para salvá-los?

Como o apóstolo Paulo exclama: “Oh, profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!” (Rm. 11:33).

Para Fortalecer, Não Destruir

Não estou certo quanto à disposição, proteção, ou direção que você precisa de Deus hoje, mas lembre-se: o caminho de Deus muitas vezes é através do mar.

Ele coloca seus filhos sob circunstâncias precárias de propósito. Ele não faz isso para destruir a nossa fé, mas para fortalecê-la. E uma vez que ele nos ajudou a atravessar o limiar das nossas tensas circunstâncias, vamos vê-lo como o Redentor sábio e confiável que é.

Ele projeta o seu caminho através do mar de modo que seus filhos olhem para trás em suas vidas e para sempre vejam que seus caminhos são bons e seu amor é fiel.

Confie nele hoje, filho de Deus. Siga seu caminho, mesmo quando leva você através do mar.

_______________

Garrett Kell é casado com Carrie, e juntos eles têm quatro filhos. Ele serve como pastor na Del Ray Baptist Church, em Alexandria, Virginia. Você pode segui-lo no Twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s