Mensagens

Eis o Dia do SENHOR!

“Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele clama até o homem poderoso” (Sofonias 1:14).

Alguns profetas do Antigo Testamento são conhecidos pelas profecias a respeito da visitação de Deus com juízo sobre os pecados da nação e também oferecimento da graça da salvação. Essa mensagem é muitas vezes referida como o Dia do SENHOR. Dentre esses profetas estão Sofonias, Jeremias, Amós e Isaías.

O Dia do SENHOR por eles profetizado possui uma característica dupla na comunicação da verdadeira mensagem de Deus. Ela tem uma realidade próxima e contextual, contemporânea e outra futura, escatológica, do fim dos tempos.

A mensagem do Dia do SENHOR, portanto, empregada pelos profetas visava uma advertência quanto ao juízo iminente e a necessidade de arrependimento⁄conversão dos moradores da terra, a começar pelo povo de Deus.

driving off cliffEm termos de ilustração a essa mensagem, penso na cena de um veículo conduzido por uma estrada em alta velocidade, onde há a frente um perigo real e iminente, um abismo. Antes desse abismo são colocadas duas grandes placas de advertência. A primeira está posta alguns quilômetros antes da segunda, a qual está posta bem próxima à beira do abismo. E é como se o motorista conduzisse de maneira inadvertida em direção a esse abismo ignorando o primeiro aviso. E que, final e imprudentemente passasse por cima da última advertência e se lançasse ao abismo tendo um fim trágico.

Com isto, é muito claro que a única maneira de evitar esse desastre é atentar para a advertência, parar e retornar, convergir. Esse é o perigo que o Dia do SENHOR traz para aqueles que seguem seu rumo sem precaução.

No Novo Testamento esse Dia do Senhor se deu com a primeira vinda de Jesus Cristo e se consumará em sua segunda vinda com o Dia do Juízo final.

Por outro lado, Paulo cita Isaías a respeito do dia oportuno que antecede a aproximação da segunda advertência, o dia da salvação (49:8): No tempo aceitável eu te escutei e no dia da salvação eu te socorri. Agora é o tempo aceitável, agora é o dia da salvação (2 Coríntios 6:2). Paulo reconheceu em seus dias o aparecimento da cruz de Cristo no horizonte como o anúncio do início dos últimos tempos. É essa a oportunidade de olhar para a cruz e obedecer a advertência de conversão que ela manifesta. A advertência de que todos que contemplarem o Filho vão até ele, creiam e sejam salvos.

Ignorar esse aviso, assim como um motorista imprudente que ignora as advertências numa estrada, é um ato de loucura. E traz consigo consequências permanentes e irreversíveis quando a última oportunidade é atropelada.

A cruz foi a primeira grande placa de advertência e oportunidade de parar e convergir para que ninguém seja precipitado no abismo. Os autores do Novo Testamento advertem seriamente quanto ao perigo de passar por cima da cruz e se lançar em grande e irremediável perdição (por exemplo Hebreus 10:26-31).

Sofonias é um nome hebraico que significa “YHWH esconde”. E Apocalipse diz que no Dia do Juízo ricos e poderosos, escravos e livres, e todos os homens de todas as estirpes buscarão esconder-se da face daquele que está assentado no trono para julgar e da ira do Cordeiro (Ap. 6:15,16). Mas não haverá nenhum esconderijo, pois, a terra e o céu serão desfeitos e apenas restará diante dos homens o grande trono branco e aquele que nele se assenta para julgar os homens.

Deus é e será o único esconderijo daqueles que nele confiam e o buscam. Ele é a única proteção quando o grande Dia do SENHOR chegar, ele é a nossa salvação. E não haverá segurança em nenhuma outra coisa, senão no Senhor Jesus Cristo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s