Mensagens

Enoque, um homem pé no chão

Texto adaptado de um sermão pregado em 3 de janeiro em Manaus.

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus (Hebreus 11:5).

Enoque é um personagem bíblico muito enigmático e a sua vida tem um tom misterioso. Algumas teorias acerca daquilo que a Escritura afirma sobre o evento mais conhecido em sua vida geralmente é o que atrai o foco. Mas há coisas mais importantes a considerar para além das especulações sobre a forma como se deu a sua trasladação e o que significaria isso.

Seu nome significa dedicado, fraqueza. Ele é “o sétimo depois de Adão”. Ele é o pai de Metusalém, o homem que mais viveu sobre a terra, tendo vivido 969 anos. A Escritura em Gênesis diz que ele andou com Deus 300 anos. Ele viveu o inverso de sua geração. Deus também o recompensou com o inverso do que se esperava para os homens ímpios de seus dias.

Sua forte fraqueza

Enquanto todos caminhavam para a morte, Enoque recebeu vida. Ele foi inteiramente dedicado e consagrado a Deus, mesmo em meio a um contexto social de incredulidade e perversão. Os dias eram marcados pelo pecado, pela violência e pela soberba. Por homens “fortes” como o perverso Lameque, descendente de outro Enoque, filho de Caim (Gn. 4:17,19,23,24) cuja arrogância e altivez se tornou conhecida. Enoque viveu em fraqueza, pois Deus era a sua força. Ele não buscou sua própria glória como os de sua época, mas buscou a glória de Deus. Disso dependia sua vida e a de sua família.

Luz em meio as trevas

Ele sem dúvida foi um testemunho da mesma fé que teve Abel: a graça de Deus se mostraria vencedora sobre o pecado e a morte por meio do descendente da mulher. A genealogia a partir de Adão em Gênesis 5 nos demonstra exatamente que por causa do pecado de Adão a morte passou a todos os homens. A começar de Abel, Adão e todos os seus descendentes morreram. Com exceção de Enoque do qual se diz que foi procurado e não foi achado.

Em um mundo marcado pelo pecado, pela violência e pela morte, Enoque foi um testemunho de vida para aqueles que perseveram em andar com Deus. Ele não foi dominado pelas trevas, mas se tornou um luzeiro resplandecente até o dia de sua trasladação. Enoque pregou o juízo de Deus e o arrependimento para aqueles que insistiam em permanecer nas trevas (Jd. 1:14,15).  Sua retirada do mundo por Deus pode ser visto como um sinal de juízo sobre aquela geração rebelde: quando a única fonte de luz é retirada, só o que resta são densas trevas.

Consagração

Ele andou com Deus, viveu uma vida de consagração e agradou a Deus. O fato de ter essa vida consagrada e de não ter experimentado a morte como todos os demais anteriores e contemporâneos seus serviu de testemunho. Testemunho da fé que o SENHOR nele imprimiu. Pois ele só viveu assim e também foi recompensado por causa da fé que possuía. A Escritura diz que antes de ter sido arrebatado, Enoque viveu pela fé e que por meio dela agradou a Deus.

Implicações

Enoque viveu 365 anos e foi trasladado, mas a Escritura diz que antes de sua trasladação ele andou com Deus. Hoje com muita dificuldade chegamos a 80 ou mais. Mas não importa, o que importa é que vivamos com fé e consagração, perseverança e paciência diante de Deus e dos homens. A fé de Enoque nos ensina a perseverar e a ter paciência na prática do bem, mesmo que ninguém esteja fazendo.

Nos ensina sobre a fidelidade de Deus em fortalecer, preservar e recompensar aqueles que perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade (Rm. 2:7).

E nos ensina ainda que o mais importante nesta vida é agradar a Deus, não importando se nessa empreitada os homens tenham que ser desagradados por seu pecado. Importa obedecer primeiramente a Deus.

Portanto, mais importante do que saber como se deu o arrebatamento de Enoque é crer e refletir sobre aquilo que Deus fez na vida dele e na forma como ele viveu – com fé – enquanto tinha seus pés bem firmes no chão, andando com Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s