Estudos Bíblicos

Jesus Foi Mesmo Carpinteiro?

Você sabia que a profissão de Jesus pode não ter sido apenas de carpinteiro? Tradicionalmente é o que se aceita. Mas os Evangelhos não mencionam diretamente que fosse essa sua profissão antes de seu ministério público como mestre itinerante. Há somente duas passagens (Mateus 13:55 e Marcos 6:3) que se referem (respectivamente) a José e a Jesus como carpinteiro.

Qual a razão de ser, então, desse questionamento? Se deve ao fato de a palavra empregada tanto por Mateus quanto por Marcos possuir um significado que vai além de somente carpinteiro. O termo é tekton [do qual também se origina nosso termo português arquiteto (arché + tekton)]. Esse termo pode englobar o significado de ‘carpinteiro’, embora designe um artífice de modo geral. Era comum essa palavra ser usada para designar os artífices que lidavam não só com a carpintaria, mas também com a construção (também metalurgia). Isso quer dizer que Jesus pode ter exercido a profissão que hoje comumente conhecemos como pedreiro.

Isso explicaria porque Jesus várias vezes usou a linguagem da construção para ministrar seu ensino (Mt. 7:9; 16:18, 23; 21:42, 44; 24:22; Mc. 12:10; 13:2; Lc. 12:18; 19:44; 20:17, 18; 21:6; Jo. 1:42; 2:19). Jesus demonstrava familiaridade com elementos da construção civil, principalmente com pedra.

É assim que ele apelida um de seus primeiros seguidores, Simão, que foi chamado de “Cefas”, literalmente “pedra”. A identificação é perfeita, uma vez que Simão é descrito como uma pessoa que demonstra firmeza e força de espírito. É também sobre a confissão do próprio Pedro – “tu és o Cristo” – que Jesus diz a seus discípulos: “edificarei a minha igreja (Mt. 16:18).

Tempos depois Simão Pedro interpreta a Escritura afirmando ser Jesus a Pedra Angular, isto é, a Pedra Fundamental. Jesus é a Pedra que os religiosos de Israel rejeitaram, isto é, lhes serviu de tropeço. Deus, porém, fez dessa Rocha o fundamento de nossa salvação (Atos 4:11, 12).

Afinal, é isso que realmente importa. Conquanto o Senhor tenha vivido como um homem comum, isso nos ensina o quanto devemos viver de maneira humilde. Não há indignidade alguma em qualquer profissão honesta. Por outro lado, ele é o nosso Senhor, Deus e Salvador (Tito 2:13). Ele viveu uma vida perfeita para ser nosso perfeito Mediador: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm. 2:5).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s