Plantação de Igreja e Missão

Cristo Edifica Sua Igreja, Nós Fazemos Discípulos

Por Ed Stetzer

Ore para que Deus edifique a igreja dele, então arregace as mangas e junte-se.

Quando John Piper era pastor, a igreja Bethlehem organizou uma conferência de plantação de igrejas com a Igreja Global Advancement. Eu estava no deck e era o próximo a falar, e Piper tinha falado sobre plantação de igrejas em vídeo. Ele disse que os plantadores de igrejas não deveriam ouvir os especialistas sobre como plantar a igreja.

Ele disse: “Você não sabe como fazer o Reino de Deus crescer. Cuidado com os livros, cuidado com conferências e cuidado com seminários que informam sobre como plantar a igreja.” Naquela época, aquele foi um momento estranho para mim, porque, bem, eu escrevo livros e faço seminários! Eu escrevo livros sobre plantação de igrejas, e eu estou falando nesta conferência como um “expert”.

Mas o contexto da citação de Piper foi fundamental. Piper estava focando em cinco palavras de Jesus em Mateus 16: “Edificarei a minha igreja” (E o contexto era que ele tinha nos convidado para fazer este seminário em sua igreja!).

Mas seu ponto era que o Cristo ressuscitado planta igrejas. Ele as edifica mudando corações. E Ele tem trabalhado na sua cidade muito antes de você chegar lá, por isso é a Igreja dEle. Podemos tentar fazer tudo isso em nossa própria força, mas só Deus pode construir uma igreja através do Seu Filho, Jesus.

Em Mateus 16, Pedro tinha acabado de confessar Jesus como o Cristo. Essa confissão e declaração de fé são a “pedra” fundamental sobre a qual Jesus edifica a Sua Igreja. Os portões e as forças do inferno não prevalecerão contra ela (Mateus 16:18). Esta é a obra de Jesus. Ele constrói a Sua igreja.

Então, por que manter a leitura? Por que pegar um dos meus livros sobre plantação de igrejas? Por que participar de uma conferência de plantação de igrejas com John Piper, Ed Stetzer ou qualquer outra pessoa?

Mais Perspectiva

Jesus não constrói a Sua igreja a despeito de seus discípulos, mas através de seus discípulos, conforme eles são conduzidos por seus mandamentos e capacitados pelo Seu Espírito. Mateus não acaba com o capítulo 16. Mateus termina com estas palavras, A Grande Comissão, em Mateus 28:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.’ (NVI)

Aqui está o que podemos aprender com a comissão de Jesus aos Seus discípulos. Jesus tem todo o poder no céu e na terra. Ele essencialmente inverte a alegação que Satanás fez em Mateus 4, que os reinos do mundo são dele e serão dados a Jesus, se o Filho de Deus adorar a Satanás.

Quando Jesus edifica a Sua Igreja, Ele faz as construções através de discípulos como você. Somente um Salvador crucificado e ressuscitado é o Rei dos reinos. Com essa autoridade, ele chama seus discípulos a irem fazer discípulos de todas as nações entre todos os grupos de pessoas, batizando-os e ensinando-lhes o que Ele ordenou.

Jesus vai com seus discípulos assim que eles vão. Ele constrói a Sua Igreja por Sua autoridade e por meio de Sua presença com Seus discípulos que fazem discípulos.

Agora observe o que acontece quando colocamos estas duas passagens juntas. Jesus diz em Mateus 16: “Eu edificarei a minha igreja.” Jesus diz em Mateus 28: “Ide e fazei discípulos.” Ambas são verdadeiras.

Quando Jesus edifica a Sua Igreja, Ele faz as construções através de discípulos como você. Ele tem a autoridade para lhe enviar, e ele vai com você. Através de pessoas muito imperfeitas Deus trabalha para criar sua noiva perfeita e bela, a Igreja.

Ore para que a vontade de Deus seja feita, e que Ele construa a Sua igreja. Então fique de pé, arregace as mangas e pelo poder do Espírito Santo, vá e faça discípulos.

______________________

O artigo original em inglês pode ser lido aqui.

Ed Stetzer é Presidente da LifeWay Research e da LifeWay’s Missiologist in Residence. Ele tem treinado pastores e plantadores de igrejas em cinco continentes, possui dois mestrados e dois doutorados, e tem dezenas de artigos e livros escritos. Ed é um editor contribuindo para Christianity Today, um colunista do Outreach Magazine e Catalyst Montly, faz parte do conselho consultivo do Sermão Central e Líderes do Christianity Today’s Building Church, e é freqüentemente citado ou entrevistado em canais de notícias, como USA Today e CNN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s